A Prefeitura de Jaboticabal, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizou nesta quarta-feira (7) a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e profissionais da rede de proteção para debater e propor políticas públicas voltadas à população idosa do município.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Prof. Emerson Camargo, da vice-prefeita Dra. Andréa Delegada, do presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Perucci, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Cacilda Ester Augusto dos Santos, e da assistente social Lássila Roberta de Almeida, que representou o secretário municipal de Assistência Social, Auricimar Grigório, além de outras autoridades.
Programação
A programação seguiu com a palestra da assistente social Aline Borges Lopes, que trouxe reflexões sobre os desafios do envelhecimento em uma sociedade diversa, além de abordar os cinco eixos temáticos centrais da conferência: financiamento das políticas públicas, proteção à vida e à saúde, enfrentamento à violência, participação social e o fortalecimento dos conselhos de direitos.
Em um outro momento, os participantes se dividiram em grupos para debater os eixos propostos e elaborar sugestões que serão levadas às próximas etapas da conferência, em nível estadual. Também foi realizada a eleição dos delegados que representarão o município.
Durante toda a Conferência, alunos do Centro Educacional e Técnico (Cetec), de Jaboticabal, fizeram aferição de pressão arterial e prestaram assistência ao público.
Projetos
Durante o evento, foi exibido um vídeo institucional inédito, produzido pelo Departamento de Comunicação Social da Prefeitura, que reforçou a importância de políticas públicas inclusivas e sensíveis às múltiplas formas de envelhecer.
Dentre as atividades, foram destacadas a hidroginástica, vôlei adaptado, chikung, oficinas desenvolvidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), viagens, rodas de conversas, o tradicional bailinho, dentre outras.
#PrefeituraDeJaboticabal #Conferencia #Idosos
Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
Autor: Departamento de Comunicação Social