Teve início nesta terça-feira (22), a nova etapa da formação básica em Primeiros Socorros promovida pela Prefeitura de Jaboticabal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o curso de Enfermagem da Faculdade São Luís.
O objetivo é capacitar os profissionais da rede municipal de ensino para atuarem de forma segura e eficaz em situações de emergência, promovendo mais proteção e bem-estar para os alunos e toda a comunidade escolar.
A iniciativa atende à lei municipal nº 4.927/ 2018, de autoria do vereador Samuel Cunha, que torna obrigatória a formação em primeiros socorros para profissionais da educação básica de Jaboticabal.
Formação
Nesta primeira etapa, a formação acontece nos dias 22, 23, 26, 29 e 30 de abril, reunindo cerca de 495 profissionais da rede, entre eles:
• 240 professores de creche
• 56 gestores escolares
• 31 professores de Educação Física
• 28 Agentes de Vida Escolar (AVE)
• 18 inspetores
• 122 monitores escolares
Durante os encontros, estão sendo abordados temas fundamentais como: Engasgos, desmaios e convulsões, choque elétrico e RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar). A segunda etapa da formação está prevista para o mês de agosto.
“Nosso compromisso é com uma educação segura, acolhedora e preparada para agir diante de qualquer situação. Essa formação reforça a responsabilidade que temos com a vida das nossas crianças e de toda equipe escolar.”
– Prof.ª Dra. Lúcia Helena Vasques, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.