Com o objetivo de facilitar o acesso de crianças e adolescentes às vacinas disponíveis para a faixa etária, a Secretaria de Saúde de Jaboticabal iniciou, neste mês, o projeto "Vacinação Extra Muro". Por meio dessa iniciativa, a vacinação é realizada diretamente nas escolas da rede municipal e estadual.
Durante a ação, a equipe de saúde da unidade básica de saúde, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e profissionais da Vigilância Epidemiológica, se desloca até as escolas para aplicar as vacinas.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Roberta Cristina Rodrigues, explica que, para receber a vacina, o aluno deve levar, previamente, uma autorização para ser assinada pelos pais ou responsáveis.
“Muitos pais e responsáveis não conseguem levar a criança ou o adolescente para tomar a vacina em uma unidade de saúde devido ao horário de trabalho. Dessa forma, este projeto visa facilitar o acesso à vacinação”, destaca Roberta.
Dengue
A primeira escola a receber o projeto foi a Escola Estadual Doutor Joaquim Batista, localizada no bairro Jardim Bela Vista. Nessa ação, foi aplicada a vacina contra a dengue, recomendada para a faixa etária de 10 a 14 anos. No total, 64 alunos foram imunizados.
Além da equipe da unidade de saúde do município, também participaram da ação alunos do curso Técnico em Farmácia, oferecido na própria escola para estudantes do ensino médio (2ª série), e profissionais do Laboratório de Saúde Única (LabSus) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp de Jaboticabal.
#PrefeituradeJaboticabal #Saude #Vacinacao #Escolas