O Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses realizou, nesta sexta-feira (13), uma ação de busca ativa e captura de escorpiões no Cemitério Municipal de Jaboticabal. A atividade contou com apoio do Laboratório de Saúde Única (Labsu) e de alunos da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp, sob coordenação da professora doutora Karina Paes Bürger.
A busca foi realizada em jazigos e em outros espaços do cemitério. Esses locais apresentam condições favoráveis à permanência e proliferação de escorpiões, por oferecerem abrigo e disponibilidade de alimento.
A atividade integrou as disciplinas de Biologia e Controle de Peçonhentos e de Planejamento e Administração em Saúde Animal e Saúde Pública, envolvendo graduandos de Medicina Veterinária, médicos-veterinários residentes e pós-graduandos do Labsu.
Durante a ação, os participantes realizaram um diagnóstico da situação para posterior elaboração de relatório técnico, que subsidiará o planejamento de medidas de controle. Segundo a coordenação, a iniciativa também acompanha a rotina do setor municipal responsável pelo combate a vetores e zoonoses.
A atividade encerrou uma sequência de práticas iniciadas no início da semana, que incluíram ações de campo nos arredores da FCAV e atividades conjuntas entre agentes de combate a endemias e estudantes, reforçando a integração entre universidade e poder público em ações de saúde pública.










