A terceira reunião da Sala de Situação da Dengue 2025, comissão permanente de monitoramento e gestão da doença no município, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada nesta terça-feira (25), no auditório da Prefeitura.
Uma das principais pautas discutidas no encontro foi o balanço dos resultados do uso de drones para a identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Durante a reunião, foram apresentadas imagens captadas pelo equipamento.
Tecnologia
Com o auxílio do drone, o Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses realiza o mapeamento da cidade para identificar áreas de risco e a aplicação de larvicida biológico em locais de difícil acesso, como prédios e imóveis abandonados.
“O drone se tornou nossos ‘olhos’ nos locais onde não conseguimos chegar. Graças a ele, conseguimos mapear caixas-d’água sem tampa, piscinas descobertas em casas abandonadas, calhas com acúmulo de água e diversos outros pontos de risco”, destacou o coordenador do Departamento, José Carlos "Cafu" dos Santos.
Comissão
Durante a reunião, também foi anunciado que, nos próximos dias, será criada uma comissão permanente de investigação de óbitos por dengue, com o objetivo de analisar as particularidades e semelhanças entre as vítimas. Este ano, Jaboticabal já registrou 15 óbitos de pessoas que contraíram a forma mais grave da doença.
#PrefeituraDeJaboticabal #Dengue
Fonte: Secretaria de Saúde
Autor: Departamento de Comunicação Social