Jaboticabal manteve a classificação B (Efetiva) no Índice de Efetividade da Gestão Previdenciária Municipal (
IEG-Prev), divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O indicador avalia a administração dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e demonstra a capacidade do município em garantir a sustentabilidade financeira e atuarial do sistema previdenciário dos servidores públicos.
De acordo com o superintendente do Serviço de Previdência, Saúde e Assistência Municipal (
SEPREM), Luis Ricardo Morelli Pontes Gestal, a classificação reconhece os esforços que o município vem fazendo no sentido de manter saudável o seu sistema previdenciário. "Nosso trabalho apresenta resultados condizentes com as projeções que fizemos quando apontamos as medidas para conter o déficit atuarial e o aprofundamento das dívidas do SEPREM. Ou seja, estamos no caminho certo e vamos continuar", comentou Gestal.
Índice
O IEG-Prev analisa sete áreas essenciais para a gestão previdenciária, incluindo arrecadação de contribuições, endividamento, investimentos, concessão de benefícios e sustentabilidade do regime. A manutenção do índice reflete o compromisso da administração municipal com o equilíbrio financeiro e a transparência na gestão dos recursos previdenciários.
O prefeito Prof. Emerson parabenizou a gestão da previdência municipal pela obtenção do selo junto ao TCE-SP. "Nossos funcionários públicos municipais, em especial os aposentados e pensionistas podem ficar tranquilos no que depender do nosso governo: eles sempre estarão no nosso campo de visão", assegurou.
Garantia
A vice-prefeita Dra. Andréa Delegada também fez questão de declarar sua felicidade com o feito. "Eu, como funcionária pública de uma vida inteira – e, agora, recém-aposentada – sei o quanto é importante olhar para o futuro e ter essa seguridade, de que vamos poder descansar depois de tanto tempo de trabalho sem a preocupação do 'será que vou receber minha aposentadoria?'. Aqui em Jaboticabal, o servidor público municipal tem essa garantia", refletiu Dra. Andréa.
Com essa avaliação, Jaboticabal se mantém acima da média estadual, reforçando a confiabilidade do sistema previdenciário local. A Prefeitura e o SEPREM seguem trabalhando para aprimorar a governança previdenciária e garantir segurança aos servidores ativos, aposentados e pensionistas.