A Prefeitura de Jaboticabal instalou cinco leitos de internação no Centro de Atendimento de Dengue (CAD), unidade aberta para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas da doença. Os leitos vão abrigar pacientes que necessitam de hidratação continuada, porém, com quadro de dengue considerado leve e sem possibilidade de evolução.
O monitoramento será feito 24 horas por dia, por equipe médica e de enfermagem, como explica o secretário municipal de saúde, Dr. Diego Nogueira. "O CAD continua com o horário de funcionamento das 6h até meia-noite, mas os pacientes que necessitaram de internação na unidade terão essa supervisão médica 24h", destacou.
UPA
O diretor clínico do CAD e também da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Dr. Marvin Leonardo Rodríguez Olazabal, explica que os novos leitos de internação vão ajudar a reduzir a demanda por vagas na UPA.
"Nossa UPA é de porte 1, portanto, com número limitado de leitos. Com os novos leitos que abrimos aqui no CAD para pacientes não graves, conseguimos atender essa demanda. Lembrando que os pacientes com formas graves de dengue continuarão sendo encaminhados para a UPA e para os hospitais de retaguarda", destaca o médico.
Funcionamento
O CAD funciona todos os dias, das 6h à meia-noite, sem hora marcada. No local, o paciente passa por consulta médica, faz o teste rápido e já recebe a medicação necessária.
Inaugurado no dia 06 de janeiro deste ano, a unidade realiza, em média, 150 atendimentos por dia.
#PrefeituraDeJaboticabal #CombateÀDengue #Saúde
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Autor: Departamento de Comunicação Social