22 DEZ 2023
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
CIÊNCIA: Jaboticabal traz medalhas da Olimpíada de Astronomia e Aeronáutica
As EMEBs "Prof. Milton Mattos Braga", "Paulo Freire", "Tereza Noronha" e "Afonso Tódaro" participaram da 26ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e trouxeram duas medalhas de ouro e duas de prata para a cidade. Ao todo, cerca de duzentas crianças de Jaboticabal estiveram na competição este ano.

Ao final da Olimpíada, todos os alunos recebem certificados de participação, mas o ouro ficou para o aluno do 3º Ano A da "Milton Mattos", Matheus Bertolazzo e para a aluna Glória Maria Gomes Machado, do 9º Ano da "Paulo Freire". Eles ficaram entre os 7069 medalhistas de ouro e a aluna, inclusive, competiu com outros 680.050 alunos inscritos no nível 3, para alunos de 6º a 9º ano.

"Essas conquistas são evidência do esforço e dedicação dos alunos e professores envolvidos, reforçando a importância da educação científica para o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes. Esperamos que essa iniciativa continue a inspirar novas gerações de estudantes a se interessarem pela ciência e tecnologia."

– Marilaine Bonafin Casagrande, supervisora do Ensino Fundamental

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Astronomia é uma iniciativa pedagógica que visa incentivar o interesse dos estudantes pela ciência astronômica e também pela Geografia. Mais do que premiar os melhores estudantes, a OBA é um instrumento para cativar o interesse dos estudantes no estudo dessas áreas. A edição de 2023 teve participação de 1.385.658 estudantes de todo o Brasil.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, com objetivo atrair o interesse de estudantes não só pela astronomia, mas para o ensino e a aprendizagem de conhecimentos básicos de ciências em geral. Neste ano foram distribuídas o total de 50.619 medalhas para os 4 níveis.

Veja mais fotos na galeria logo abaixo.

#PrefeituraDeJaboticabal #OlimpíadaBrasileiraDeAstronomiaEAeronáutica #SECEL #EnsinoFundamental #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
22/12/2023