15 DEZ 2023
DIREITOS HUMANOS
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
CRECHE: Pelo 2º ano consecutivo, Governo zera lista de espera por vaga
Nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) de Jaboticabal divulgou um feito que é motivo de comemoração do Governo Municipal – pelo segundo ano consecutivo: a lista de espera por vaga em creche, mais uma vez, está zerada. Desde o fim do período mais crítico da pandemia, o Município vem conseguindo zerar a lista com dezenas de chamadas para acomodar todas as crianças que precisam estar matriculadas.

De acordo com o relatório da SECEL, desde 2021 até agora, 2.571 crianças receberam vagas nas creches municipais. "No nosso primeiro ano à frente da Secretaria, nós tivemos a pandemia de Covid-19 e, por isso, não foi possível zerar a fila – por razões óbvias. Mas em 2022, tivemos 16 chamamentos públicos e, neste ano, foram 11: zeramos a fila mesmo com a lista que já vinha desde 2020 fazendo mães e crianças esperarem", comenta a secretária de Educação, Lúcia Vasques.

"Os números são os seguintes: em 2021, tínhamos 801 crianças inscritas, mas devido à pandemia só pudemos atender com 269 vagas. Ano passado, iniciamos com o saldo de inscritos em 2022 – 532 crianças – e ainda tivemos mais 869 que entraram na fila em 2022: ou seja, encaixamos 1.401 crianças e zeramos a fila. Além disso, a SECEL acolheu diversos pedidos de “prioridade de vagas” para crianças em situação de vulnerabilidade, solicitados pela Promotoria Pública, pelo CREAS e pelo Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, concedendo mais 26 vagas desses casos. Já neste ano, tivemos o maior número anual desde que entramos: 901 crianças esperando vagas. E todas foram admitidas."

– Prof.ª Dra. Lúcia Helena Vasques, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

O prefeito prof. Emerson fez questão de salientar que ações como essa, na Educação, têm um sabor particular de realização. "Eu agradeço demais à minha amiga, prof.ª Lúcia, secretária de Educação, pelo empenho em cumprir todas as metas do Governo em sua pasta, mas agradeço também a todo o corpo de gestores da SECEL e, em especial, às professoras, às diretoras e coordenadoras de cada uma das creches; essa turma me enche de orgulho", anotou.

#PrefeituraDeJaboticabal #SECEL #ListaDeEspera #Creches #EducaçãoInfantil #EnsinoMunicipal
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Autor: Departamento de Comunicação Social