22 NOV 2023
FAE - FUNDAÇÃO DE AMPARO AO ESPORTE
PROJETOS
ESPORTE: Voleibol Adaptado de Jaboticabal vai para final nacional

Muito embora a Atenas clássica, da Antiguidade, fosse mais conhecida como "a capital do conhecimento", a Atenas tardia, da era Contemporânea, também teve seu êxito no esporte: em 1896, a cidade grega viria a ser sede dos primeiros Jogos Olímpicos modernos. Também nisso, Jaboticabal justifica o título de "Atenas Paulista", com seus atletas mostrando, ainda que tardiamente, que sempre há espaço para mais uma medalha no peito.

A delegação jaboticabalense de Voleibol Adaptado da cidade conseguiu um feito inédito na história de Jaboticabal. No último fim de semana, as equipes voltaram para a casa com ótimos resultados, entre eles, um terceiro lugar – que vale a classificação para a final nacional da categoria.

De acordo com o técnico Samuel Cunha, o feito é resultado evidente do apoio de todos, mas especialmente do esforço e empenho dos 40 atletas. "Nós disputamos em quatro categorias este ano – três masculinas e uma feminina – e classificamos em todas elas para a Série Ouro estadual, que é a elite do Voleibol Adaptado, depois de termos obtido classificação nos polos regionais", lembra.

"Levamos as categorias 45+, 58+ e 68+ masculinas e uma equipe feminina (58+). Registramos bons resultados, mas o destaque é a equipe masculina 45+, que foi nossa grande conquista, ficando em terceiro lugar – colocação que nos dá o passaporte para disputar a final nacional do Campeonato Brasileiro Série Ouro. Então vencemos no polo regional, depois na final estadual, e agora vamos para a final nacional. E, depois, tem o sul-americano também, mas vamos por etapas [risos]."

– Samuel Cunha, técnico de Voleibol Adaptado no Centro de Convivência do Idoso "Edson Martini"

Além do terceiro lugar da equipe masculina 45+, as outras duas equipes masculinas (58+ e 68+) de Jaboticabal obtiveram a sétima colocação. "A equipe feminina infelizmente não passou da fase de grupos", comenta Samuel. Os jogos foram no último final de semana, na cidade de Cubatão, válidos pela final estadual da Série Ouro nessas quatro categorias.

A Final Nacional da Série Ouro ainda não tem data e local marcados para acontecer, mas deve ser divulgada até o fim do ano. A última edição aconteceu em janeiro de 2023, na cidade de Amparo (SP).

Veja mais fotos abaixo, ao fim desta matéria.

Entenda

As equipes de Jaboticabal são filiadas à Confederação Brasileira de Voleibol Adaptado (CBVA), que possui oito polos no Estado de São Paulo. Durante o ano, nossa cidade compete em nosso Polo Regional, sediado em Ribeirão Preto.

Desses polos regionais, os três primeiros colocados de cada categoria vão disputar a final estadual Série Ouro. O restante, segue para disputar a Série Prata.

#PrefeituraDeJaboticabal #VoleibolAdaptado #CBVA #Esporte #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Centro de Convivência do Idoso "Edson Martini"
Autor: Departamento de Comunicação Social
22/11/2023