20 SET 2023
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
AÇÃO: Semana Nacional do Trânsito tem conscientização nas ruas e escolas
Boneco da "morte" ostenta cartaz: Bebeu e dirigiu? Vem comigo.
Se você passou pelas ruas e avenidas mais movimentadas de Jaboticabal nesta semana, já deve ter se deparado com o boneco representando "a morte". Essa é apenas uma das diversas ações que o Departamento de Trânsito e Transportes (DTT) desenvolve para a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro em todo o país.

"Nós temos desenvolvido campanhas educativas o ano todo voltadas para a conscientização. Mas, nesta semana, intensificamos os trabalhos com palestras nas escolas da rede pública, estadual e privadas para as crianças e adolescentes. Fazemos também distribuição de panfletos educativos, temos o manequim da 'morte' colocado em pontos estratégicos da cidade, além da instalação gratuita de 150 antenas corta-pipa em parceria com a concessionária Sperta Moto, dentre outras ações."

– José Reinaldo Miciano, diretor do Departamento de Trânsito e Transportes e secretário de Obras e Serviços Públicos

Titular do DTT, José Reinaldo diz ainda que trabalhar a educação no trânsito em todas as faixas etárias é política de governo que precisa se tornar política pública. "É um pedido do prefeito Prof. Emerson, a quem aproveito a oportunidade para agradecer pelo apoio e parceria. Não podemos esperar que a pessoa chegue ao Centro de Formação de Condutores pra só então aprender a se comportar no trânsito. Até porque o trânsito não é apenas para quem dirige: vale também para o pedestre, o ciclista, o usuário do transporte público… todos têm sua responsabilidade", lembra Miciano.

Entre os trabalhos realizados junto às crianças nas palestras em escolas, José Reinaldo destaca a demonstração de colisão com e sem o uso do cinto de segurança. "De forma lúdica, mostramos aos alunos a importância do uso do cinto de segurança. Ao mesmo tempo em que eles se divertem, aprendem o tamanho do risco à saúde de si próprios e também dos pais; e é aqui que nós atingimos nosso objetivo, porque eles chegam em casa e cobram, à sua maneira, que o papai e a mamãe façam a coisa certa no trânsito", explica.

Veja abaixo mais fotos e, no vídeo, o brinquedo desenvolvido pelo DTT.
Fonte: Departamento de Trânsito e Transportes
20/09/2023
Semana Nacional do Trânsito 2023
Vídeos Vinculados