A Prefeitura de Jaboticabal esclarece que as câmeras instaladas recentemente em postes da cidade não têm qualquer relação com fiscalização de trânsito, nem municipal nem da Polícia Militar (PM), e não são utilizadas para aplicação de multas ou penalidades.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, José Reinaldo Miciano, os equipamentos fazem parte de uma pesquisa de campo voltada exclusivamente a estudos técnicos.
“Essas câmeras estão sendo utilizadas apenas para estudos de tráfego e mobilidade urbana, realizadas por um pesquisador que não tem vínculo com o Poder Público ou com forças de segurança (como a PM). Não há qualquer uso para fiscalização ou identificação de pessoas ou veículos”, explicou o secretário.
O pesquisador responsável pela instalação afirma que o objetivo do estudo é "exclusivamente técnico e preventivo, voltado para estudos de tráfego e mobilidade urbana, análise do fluxo de veículos e pedestres, planejamento de melhorias viárias e aumento da segurança".
“As imagens não são usadas para identificação de pessoas ou veículos, nem para fiscalização punitiva. O foco é compreender melhor o funcionamento do trânsito para propor soluções que beneficiem toda a população”, justificou o estudioso.
A Administração Municipal reforça que a instalação das câmeras foi aprovada pela Autoridade Municipal de Trânsito, porque a finalidade do estudo é propor sugestões de melhorias na circulação viária, sempre em benefício da população.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a correta informação à população e o uso responsável de tecnologias públicas.









