12 JUN 2023
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
COMPRAS: Servidores são elogiados após treinamento na Prefeitura
A pedido do prefeito Prof. Emerson Camargo, os servidores do Executivo Municipal tiveram um Treinamento em Compras Públicas, realizado pelo Sebrae, no início de junho. O curso abordou de forma prática as mudanças nas diretrizes da nova Lei Federal nº 14.133 (Lei de Licitações), para a elaboração do Plano Anual de Compras da Prefeitura Municipal para o exercício de 2024.

De acordo com o consultor de negócios do Sebrae, Adriano Bardella Monteiro, a mudança na legislação trará desafios para o servidor público. "Esse treinamento propõe um planejamento mais assertivo, que melhore resultados dentro da Prefeitura, porque a nova lei vai cobrar do servidor mais eficiência e eficácia no uso do recurso público. Logo, preparar o funcionário público pra essa metodologia de elaboração de planejamento facilitará o trabalho no decorrer das atividades de rotina", explica.

Porém, para o consultor jurídico do Sebrae, Fábio Roberto Caldin, a qualidade dos servidores de Jaboticabal vai ajudar no processo. "Nós tivemos um feedback muito bom: vocês possuem um quadro de servidores muito engajados e atentos a esse novo formato que virá a partir do ano que vem. Esse treinamento propõe uma mudança de cultura no âmbito das Compras Públicas, porque a metodologia que a nova lei prevê é diferente da que é praticada hoje nas prefeituras em geral. Mas aqui em Jaboticabal, a gente nota um real engajamento nos servidores".

Caldin afirma que a principal mudança trazida por essa lei para as Compras Públicas será sentida na fase do planejamento, que envolve não só os setores de Licitações e Compras das prefeituras, mas que abarca todas as secretarias que, de alguma forma, fazem compras. "Esse serviço vai passar a requerer o compromisso para um planejamento muito mais eficiente. Esse é o desafio pra Administração", conta.

O prefeito Prof. Emerson cumprimentou os servidores pelo empenho no treinamento e diz que espera o mesmo afinco para a adequação do município à nova lei, que vigora a partir do ano que vem. "A proposta é de unificar o serviço de compras: a prefeitura deixa de ter cada secretaria fazendo do seu jeito e começa a trabalhar de forma unificada. Com essa nova cultura de participação, a gente para de pensar tudo em prazos curtos e começa a pensar o planejamento do município em prazos mais longos", comenta.

"O servidor verá a progressão do trabalho dele, independente duma eventual troca de gestão. Tiramos o foco do emergencial, o que está acontecendo agora, pro servidor poder focar nos desafios para os próximos 5 ou 10 anos, garantindo maior continuidade em seu resultado profissional e mais sinergia pra equipe, que poderá trocar muito mais informações e ter uma visão mais longa. O foco da mudança é evitar 'miopias' da gestão pública, que drenam energia das equipes, reduzem sua eficácia e acabam, por vezes, consumindo até recursos financeiros do município", finaliza Prof. Emerson.

#PrefeituraDeJaboticabal #LeiDasLicitações #Compras #Treinamento #SebraeAqui #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Sebrae Aqui