05 MAI 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
SAAEJ
VAZAMENTO: Produto químico no córrego Cerradinho não é esgoto
Água esbranquiçada e com forte odor no córrego Cerradinho próximo à Prefeitura
Na tarde desta sexta-feira (5), a Prefeitura de Jaboticabal recebeu a denúncia de um vazamento de produto químico iniciado no Sorocabano, desaguando no córrego Cerradinho, da av. Carlos Berchieri. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ) e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) foram acionados imediatamente e já informaram a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) sobre o ocorrido.

De acordo com as equipes do SAAEJ e da SAAMA, o material que alterou a coloração da água e exalava um forte cheiro não é esgoto comum: trata-se de um fertilizante, que teria escorrido pela galeria pluvial por acidente. Eles obtiveram informações sobre a possível origem do despejo irregular.

"Todas as informações foram passadas à CETESB para avaliar os possíveis impactos ambientais da contaminação do córrego, mas o vazamento foi brevemente contido", comenta Nelson Gimenez, secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. "Em casos como este, cabe à CETESB tomar as devidas providências e responsabilizar os autores do vazamento", explica Alberto Almeida, superintendente do SAAEJ.

A Prefeitura de Jaboticabal pede a colaboração da população para evitar o contato com a água ou os peixes do córrego Cerradinho até que a situação seja totalmente controlada e resolvida. A Administração Municipal reitera seu compromisso com a preservação do meio ambiente e a proteção da saúde pública, e se mantém à disposição para prestar esclarecimentos à população sobre o caso.

#PrefeituraDeJaboticabal #Vazamento #Esgoto #Córrego #MeioAmbiente #SAAEJ #SAAMA #CETESB #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: SAAEJ; SAAMA