Na última sexta-feira (20/08) a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou a 13ª Conferência Municipal da Assistência Social. Por razão da pandemia, o evento aconteceu de maneira virtual, com reunião através do “Zoom” e transmissão via YouTube.
O tema deste ano foi “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
Para a secretária da Pasta, Luciana Laurindo Bergo o evento é uma oportunidade para compartilhar conhecimento. “Foi um dia muito especial para toda a Secretaria. Com o olhar carinhoso e solidário dos técnicos da Pasta com os usuários do serviço social é possível garantir dignidade para todos. Sou muito grata a todos que tornaram esse evento possível”
A conferência reuniu servidores públicos, prestadores de serviço, pessoas da sociedade civil que estão voltadas à proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade social e a importante participação de usuários dos serviços que assistência, que são o principal foco da conferência, afinal, a discussão gira em torno dos interesses dessas pessoas. O compromisso com o próximo precisa estar sempre em evidência. De acordo com Luciana Bergo, o diálogo sempre acontecerá e muito trabalho será desenvolvido para que em nossa cidade os efeitos da desigualdade sejam minimizados. “É muito importante a participação dos usuários dos muitos serviços. Se é uma conferência para falar sobre eles, eles precisam ter voz e ter vez. São os mais interessados no assunto. A conferência não encerra em si, afinal, as propostas de políticas públicas que aqui foram apresentadas serão encaminhadas para serem exibidas e discutidas na Conferência Estadual”, completou a secretária.