04 MAI 2021
SAÚDE
Jaboticabal inicia nesta quarta-feira, dia 5, vacinação de profissionais da saúde e segundas doses dos professores com 47 anos ou mais; vacinação será dividida por idades, dias e períodos

Após antecipar a vacinação de idosos de 60 a 62 anos, Jaboticabal iniciará nesta quarta-feira, dia 5, a vacinação dos profissionais e trabalhadores da saúde que ainda não foram contemplados, além das segundas doses dos profissionais da educação com 47 anos ou mais e que já receberam a primeira dose.

Mas ATENÇÃO: entre os dias 5 e 13 de maio, a vacinação destes grupos acontecerá das 12h às 16h, em horário diferenciado em relação aos idosos, que acontece pela manhã, das 8h às 12h.

Outro detalhe importante: a vacinação dos profissionais e trabalhadores da saúde será dividida por idade. Nesta quarta-feira, dia 5 de maio, podem se vacinar profissionais da saúde que tenham de 55 a 59 anos. Confira a tabela abaixo para as demais idades.

Como fica a vacinação dos idosos, profissionais da educação e profissionais da saúde?

Os idosos serão vacinados pela manhã, das 8h às 12h. Já profissionais da saúde e profissionais da educação receberão a vacina no período da tarde, das 12h às 16h. No sábado, a vacinação acontece das 8h às 13h para todos os grupos.

Quais documentos os profissionais e trabalhadores da saúde devem apresentar?

Carteira do conselho de classe e carteira de trabalho com o devido registro de atuação na área. Caso não possua a carteira de trabalho, como no caso de um médico veterinário que possui clínica própria, por exemplo, deve apresentar o alvará de funcionamento.

Quantidade de doses:

Jaboticabal recebeu 2.345 doses para os profissionais da saúde, referentes a primeira dose. Por isso, o município iniciará a vacinação destes profissionais por faixa de idade, privilegiando aqueles que possuem idade mais avançada. Caso não seja possível vacinar todos nesta nova etapa, os profissionais mais jovens aguardarão as chegadas de novas doses. Além do mais estagiários não serão contemplados nesta fase.

Quem são os profissionais e trabalhadores da saúde?

Profissionais da saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância a saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos (que tenham contato com humanos), biomédicos, farmacêuticos, odontológicos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física que trabalhem na saúde e médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Trabalhadores da saúde são aqueles que trabalham no apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância e outros. Ou seja: todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles que trabalham em cuidados domiciliares, como os cuidadores de idosos, bem como os funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Tome nota: os cuidadores de idosos, balconistas de farmácia e recepcionistas de consultórios que não possuírem a carteira assinada, precisão realizar um cadastro junto a Secretaria de Saúde. Este passo será divulgado pela Prefeitura de Jaboticabal em breve.

Vacinação dos profissionais e trabalhadores da saúde, das 12h às 16h:

Quarta-feira, 5 de maio:
55 a 59 anos

Quinta-feira, 6 de maio:
50 a 54 anos

Sexta-feira, 7 de maio:
45 a 49 anos

Sábado, 8 de maio:
40 a 44 anos

Segunda-feira, 10 de maio:
35 a 39 anos

Terça-feira, 11 de maio: