Durante o mês de novembro, as escolas municipais de anos finais (do 6º ao 9º ano) promoveram uma série de projetos interdisciplinares que envolveram exposições, apresentações e atividades práticas desenvolvidas ao longo do ano letivo.
As ações integraram conteúdos de leitura, teatro, bullying, cultura afro-brasileira, povos originários do Brasil e arte, sempre com o objetivo de ampliar o repertório cultural dos alunos e estimular o protagonismo juvenil.
Na EMEB Tereza Noronha de Carvalho, o projeto “Somos todos um! Vamos Explorar Juntos Nossas Histórias, Lendas, Diferentes Povos e Culturas, Dialogando com a Natureza” trouxe uma abordagem ampla sobre diversidade cultural, valorização das raízes e respeito ao meio ambiente. Os estudantes apresentaram produções artísticas, leituras encenadas e pesquisas temáticas que dialogam com diferentes manifestações culturais.
A EMEB Coronel Vaz desenvolveu o projeto “Cores da Palavra: Um Mosaico de Leituras, Respeito e Arte”, no qual foram expostos trabalhos que integraram literatura, artes visuais e debates sobre convivência escolar. As atividades mostraram como a leitura pode ser ponto de partida para reflexões sobre respeito, empatia e multiletramentos.
Já na EMEB Paulo Freire, o destaque foi o projeto “Raízes em Ação: A Arte de Ler e Recriar”, que envolveu releituras de obras literárias, construção de narrativas próprias e apresentações que conectaram história, identidade e criatividade. Os alunos mostraram domínio dos conteúdos estudados e capacidade de transformar conhecimento em expressão artística.
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Autor: Departamento de Comunicação Social