Ação tem respaldo do Conselho Municipal de Meio Ambiente e inclui replantio de árvores e palmeiras, garantindo compensação ambiental na área do novo terminal.
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), em conjunto com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, informa que será iniciada nos próximos dias a retirada de árvores no local do novo Terminal Urbano de Ônibus Municipal, seguindo avaliação técnica detalhada.
A retirada das árvores está prevista para viabilizar a execução do projeto do novo terminal, respeitando normas ambientais. Além disso, de acordo com o laudo elaborado por profissional habilitado da SAAMA, alguns dos exemplares apresentam comprometimento e risco de queda.
Ao todo, serão retirados dezoito exemplares, sendo quatorze árvores e quatro palmeiras. Todo o processo segue os trâmites legais da Lei Municipal nº 2.820/2000, incluindo avaliação técnica, deliberação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e autorização oficial da SAAMA.
A retirada das árvores será acompanhada da compensação ambiental, que prevê o plantio de pelo menos 20 novas árvores a serem distribuídas no Terminal e seu entorno, como no Mercado Municipal e na Praça Dom Assis, além de aproximadamente 10 palmeiras no próprio terminal.
Segundo a secretária da SAAMA, Fernanda Perrone:
"Todo o processo está sendo conduzido com responsabilidade ambiental e transparência. A compensação vai garantir que Jaboticabal mantenha suas áreas verdes, aliando funcionalidade e sustentabilidade no novo terminal”.
Já para o secretário de Obras e Serviços Públicos, José Reinaldo Miciano, a supressão está alinhada ao planejamento urbano e ao projeto do terminal.
“A retirada das árvores será feita de forma planejada, garantindo a adequação do espaço para a obra, preservando a segurança e a funcionalidade do local. Além disso, haverá o replantio compensatório, mantendo o compromisso da Prefeitura com o Meio Ambiente”, destacou o secretário.
Arborização
A SAAMA mantém um esforço contínuo de arborização em toda a cidade. Na segunda quinzena de setembro e início de outubro, foram realizados plantios nos seguintes locais:
• UBS 8 - Parque das Araras: 25 frutíferas, 5 nativas e 2 palmeiras
• Recanto Menina: 19 exemplares
• Palma Travassos: 6 exemplares
• Praça Dr. Joaquim Batista: 15 exemplares
De abril até agora, o projeto “Cidade + Verde” já promoveu o plantio de mais de 400 mudas em escolas, praças e outros espaços públicos da cidade.