Na noite desta segunda-feira, 5 de maio, foi realizada a abertura do curso “Prepare e Venda Tortas e Quiches”, uma iniciativa da Prefeitura de Jaboticabal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Sebrae Aqui. O tema da primeira aula foi “Inteligência Emocional e seus Impactos”, ministrada pelo facilitador do Sebrae, Márcio Bellini.
Durante o encontro, as participantes foram convidadas a refletirem sobre seus sentimentos ao início e ao final da aula, escrevendo em uma folha em branco como estavam se sentindo. Márcio abordou os fundamentos da inteligência emocional, suas características e como ela influencia diretamente na vida pessoal e profissional, especialmente no empreendedorismo.
O curso tem como objetivo ensinar receitas tradicionais de tortas e quiches, com foco em higiene na manipulação dos alimentos, padronização de pesos e medidas e técnicas de mise en place. Com oito dias de duração, o curso será dividido entre aulas práticas, ministradas por um profissional do Senac, e conteúdos de gestão empreendedora, oferecidos pelo Sebrae. Os participantes que tiverem a frequência exigida receberão certificado de conclusão.
Capacitação
Para Vanessa Gonçalves, gerente da Central do Empreendedor, o curso vai além da prática culinária:
“O nosso objetivo com o curso é proporcionar condições para que os participantes possam gerar renda. Ao oferecermos as aulas de finanças e marketing, eles aprendem não só a fazer os produtos, mas também a vender no preço certo, por exemplo”, comenta Vanessa.
Jovana Quintino, uma das alunas, já participou de outros cursos promovidos pelo Sebrae e destaca a importância dessas formações em sua trajetória profissional:
“Eu acabo um curso e já quero outro, é muito bom. Eu já trabalhava vendendo bolos, e os cursos abriram ainda mais a minha mente. Além disso, estou vendendo bastante. O curso é importante para mim por ser gratuito e também pelo conhecimento. Temos aula prática, o que é muito bom, porque colocamos a mão na massa.”
A diretora da Secretaria de Educação, Cláudia Domingos, reforça o compromisso da pasta com a promoção do conhecimento e da geração de oportunidades:
“Cursos como esse são fundamentais porque unem capacitação profissional com incentivo ao empreendedorismo local. A ideia é que os participantes possam transformar o aprendizado em uma fonte de renda e crescimento pessoal.”
As aulas seguem até o dia 14 de maio, das 18h às 22h, na sede da Secretaria de Educação (Av. Eduardo Zambianchi, 101, Vila Industrial).
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Autor: Departamento de Comunicação Social