A Secretaria de Saúde de Jaboticabal realizou nesta quinta-feira (11), no auditório do Paço Municipal, a quinta reunião da Sala de Situação da Dengue.
O encontro contou com a presença de representantes de diversos departamentos da Saúde Municipal, de outras secretarias da administração, do Laboratório de Saúde Pública da Unesp de Jaboticabal (Labsu), do Hospital Santa Isabel e de convênios particulares. A reunião foi presidida pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Roberta Cristina Rodrigues, e pelo diretor do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, José Carlos dos Santos.
O objetivo principal foi definir estratégias de reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti, para evitar uma possível epidemia de dengue. Também foram estabelecidas novas condutas para o enfrentamento da doença, especialmente diante da proximidade da temporada de chuvas.
BALANÇO
Durante a reunião, foram relembrados os números de casos registrados em 2025 e as ações contínuas realizadas pela equipe de Zoonoses, como bloqueios em residências, comércios e empresas da cidade.
Segundo O diretor do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, a dengue é um problema que não se resolve sozinho.
Precisamos da união de todos, do poder público, instituições de saúde e população para garantir um trabalho efetivo no enfrentamento ao mosquito e, assim, proteger a nossa cidade”.
A gerente da Vigilância Sanitária, Roberta Cristina Rodrigues, também destacou a necessidade de prevenção.
“O período de chuvas está se aproximando e, com ele, aumentam os criadouros do Aedes aegypti. Por isso, é fundamental reforçar as ações agora, para que estejamos preparados e consigamos reduzir os riscos de surtos de dengue”.
A Secretaria de Saúde mantém o trabalho de combate à dengue em toda a cidade com bloqueios contínuos em residência, comércio e empresas durante todo o ano. A população também deve participar mantendo quintais e calhas limpos e eliminando recipientes que acumulam água dentro e fora de casa.