A Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal, por meio da Vigilância Epidemiológica, deu início a um importante programa de atualização e requalificação dos vacinadores que atuam nas unidades de saúde do município. O primeiro encontro aconteceu no dia 31 de julho, no auditório do Paço Municipal, e a programação seguirá ao longo do ano com encontros periódicos.
Na primeira etapa da capacitação, os profissionais receberam orientações sobre a forma correta de inserir os registros de vacinação no sistema do Ministério da Saúde, ação fundamental para garantir a qualidade das informações e o acompanhamento da cobertura vacinal em Jaboticabal. Além disso, os próximos encontros abordarão temas como: boas práticas de vacinação, atualização do calendário vacinal e manejo e conservação dos imunobiológicos.
Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Roberta Cirstina Rodrigues. a iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho dos profissionais da linha de frente, assegurando mais qualidade, segurança e eficiência no atendimento à população.
“Nosso objetivo é garantir que todos os vacinadores estejam atualizados com as diretrizes do Ministério da Saúde e preparados para oferecer um atendimento seguro e eficiente. A vacina é uma das principais formas de proteger a população e, por isso, investir em qualificação é investir em saúde pública de qualidade”, afirma.
Como complemento à formação, ela destaca que a Saúde está providenciando a impressão do Manual de Boas Práticas de Vacinação, recentemente atualizado pelo Ministério da Saúde. O material será disponibilizado em todas as unidades de saúde como fonte de consulta permanente para os vacinadores.