A Secretaria de Saúde de Jaboticabal, por meio da Vigilância de Vetores e Zoonoses, iniciou o
mapeamento aéreo da cidade utilizando drone. O objetivo dessa ação é
identificar e monitorar potenciais focos do mosquito
Aedes aegypti e as áreas de risco.
Com o uso da tecnologia, é possível realizar sobrevoos em áreas de difícil acesso e capturar imagens em alta resolução, que estão sendo catalogadas em um software especializado. Após a conclusão do mapeamento, será realizada a
pulverização com larvicida biológico por meio de drones, permitindo que as equipes de combate atuem de forma mais direcionada e eficiente.
Tecnologia
De acordo com o gerente da Vigilância de Vetores e Zoonoses, José Carlos "Cafu", o uso dessa tecnologia é uma das medidas adotadas pela Prefeitura após a publicação do decreto municipal nº 8297, de 7 de fevereiro de 2025, que declarou
estado de calamidade pública em razão da dengue no município.
"Nossas equipes enfrentam dificuldades para acessar calhas e telhados de prédios, por exemplo. Com o uso do drone, conseguimos verificar se esses locais realmente apresentam focos do mosquito. Assim, nosso trabalho se torna mais eficiente", destaca.
Ações
Desde o início do ano, a Prefeitura tem intensificado as ações de combate à dengue, por meio de nebulização, bloqueio, arrastões e conscientização dos moradores casa a casa.
Para atender melhor pessoas com sintomas da doença, instalou o
Centro de Atendimento da Dengue (CAD). O serviço funciona todos os dias, das 6h à meia-noite, sem necessidade de agendamento.
A unidade está localizada na Avenida Dr. Fontes, nº 1.462, esquina com a Rua Monteiro Lobato, no Centro.
#PrefeituraDeJaboticabal #CombateÀDengue