A Prefeitura de Jaboticabal realizou, no último sábado (8), um novo arrastão contra a dengue, que recolheu 4,5 toneladas de materiais inservíveis e dois caminhões cheios de pneus. O trabalho aconteceu nos bairros Jardim Perina e Santa Rosa.
A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, agentes de Combate a Endemias, agentes de Saúde, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Vigilância de Vetores e Zooonoses, Emurja e SAAEJ, com parceria da Unesp e empresas particulares. As equipes fizeram vistoria nos quintais, recolheram lixo e materiais que poderiam acumular água e reforçaram as orientações aos moradores sobre como eliminar criadouros e prevenir o aparecimento do mosquito
Aedes aegypti.
Continuidade
As ações continuarão acontecendo nas manhãs de sábado, enquanto o município continuar com número elevado de casos confirmados. A intenção é evitar o aumento de internações pela forma grave da doença (dengue hemorrágica) e, consequentemente, os óbitos – que, desde janeiro até agora, já chegaram a 10.
O chefe do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, José Carlos "Cafu" dos Santos ressaltou a importância da participação da Unesp e empresas parceiras, apontando que só obteremos sucesso se toda Jaboticabal agir em conjunto. "Cada munícipe tem sua responsabilidade; não é só manter seu quintal limpo e sem focos de criadouro, mas também nos ajudar a fiscalizar e denunciar, quando houver necessidade", comentou Cafu.
"Muita gente ainda confunde, acha que o que traz o mosquito da dengue é o mato alto – e não é. O foco tem que estar no pontos de acúmulo de água: vasilhas, garrafas, potes, panelas, pneus, bebedouros de animais... tudo isso tem que ser esvaziado e virado de boca pra baixo. Se precisar ficar com água, como é o caso dos bebedouros, tem que ser lavado, com bucha dura e sabão, pelo menos a cada dois dias."
– José Carlos "Cafu" dos Santos, do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses.
Veja mais imagens na galeria logo abaixo.
#PrefeituraDeJaboticabal #CombateÀDengue