A tarde desta quinta-feira (30) foi especial para os frequentadores do Centro de Convivência do Idoso "Edson Martini" (CCI). Celebrando o
Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, a Secretaria da Saúde promoveu uma roda de conversa conduzida pela chefe de gabinete
Camila Acorsi e pela psicóloga
Isadora Lucatto, do CIAF 1 (Santa Luzia).
Os participantes discutiram a importância do autocuidado e da quebra de tabus sobre depressão e ansiedade. A atividade incluiu uma dinâmica com balões brancos, nos quais os idosos registraram palavras que simbolizam seu bem-estar e manutenção da saúde emocional, como amizade, dança, passeios e, claro, a convivência no CCI.
"A saúde mental precisa ser vista como parte essencial da qualidade de vida. Buscar ajuda não é fraqueza, mas um passo importante para viver melhor," destacou a psicóloga Isadora Lucatto. Após a conversa, os idosos receberam uma lembrança simbólica antes de retomarem o baile – um dos momentos mais esperados e que reforça o papel do Clube da Terceira Idade na promoção do bem-estar.
Acolhimento
Para a professora aposentada Maria do Carmo Pereira da Silva, ações como essa fazem toda a diferença na rotina dos idosos.
"Eu acho excelente! Por mim, teria sempre. Nós precisamos disso, diante de tantas coisas que passamos e que mexem com a nossa mente. Me sinto muito acolhida com iniciativas assim. Inclusive, todas as ações que acontecem aqui na Terceira Idade vão ao encontro daquilo que eu preciso."
– Maria do Carmo Pereira da Silva, frequentadora da Terceira Idade
Veja mais imagens na galeria logo abaixo.
#PrefeituraDeJaboticabal #JaneiroBranco #SaúdeMental #TerceiraIdade