No último sábado (25), véspera do Dia Mundial da Educação Ambiental, a Prefeitura de Jaboticabal plantou o terceiro Pomar Urbano do município, localizado em uma área verde na avenida João Batista Ferraz Sampaio, próximo à Lagoa do Peta, no bairro Senhor Bom Jesus. O plantio foi coordenado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) e contou com o apoio de voluntários do Grupo de Jovens AVANCE, da Igreja Assembleia de Deus, Ministério Brás do Jardim Alvorada.
De acordo com o Prof. João Neto, biólogo da SAAMA responsável pelo projeto, a ideia do Pomar Urbano é fornecer frutas para a população e também para aves e insetos. "Muitas delas, por exemplo, são produtoras de pólen para abelhas. A gente convida a população a conhecer o local, e em breve, muitas frutas serão produzidas aqui", destaca.
Projeto
O Pomar Urbano foi criado em 2023 e o primeiro foi plantado em julho do mesmo ano, em uma área verde localizada na rua Fortunato Frasca, no Jardim das Rosas, ao lado da sede da SAAMA. No local, já é possível colher acerola, limão e romã.
O segundo pomar foi plantado em setembro de 2023, em uma área ao lado da quadra esportiva da rua Dom Luiz Eugênio Perez, no bairro São José. No local, dentre outras variedades, há pés de limão, amora e acerola, que produziram recentemente.
Variedade
São quase 40 espécies, cultivadas no Viveiro Municipal de Jaboticabal, que incluem: abacate, acerola, ameixa, amora, araçá, bacupari, baru, cabeludinha, café, cajá-manga, calabura, castanha do maranhão, cereja, embaúba, figo, gabiroba, jenipapo, goiaba, graviola, grumixama, ingá, jabuticaba, jabuticaba híbrida, jaca, jatobá, limão-cravo, manga, pêssego, pinha, pitanga, pitomba, romã, sete capote, tamarindo, urucum e uvaia.
#PrefeituraDeJaboticabal #PomarUrbano #SAAMA
Fonte: Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente
Autor: Departamento de Comunicação Social