A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (6), as atividades no Centro de Atendimento Dengue (CAD), que atenderá exclusivamente pacientes com sintomas da doença. O serviço funciona todos os dias, das 6h à meia-noite, sem hora marcada.
A unidade está localizada na avenida Dr. Fontes, n° 1.462, esquina com a rua Monteiro Lobato, Centro. Podem procurar atendimento pessoas de todas as idades que estejam apresentando os seguintes sintomas: febre, vômito, dor atrás dos olhos, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
Equipe
O CAD conta com uma equipe composta por dois médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem, auxiliar de farmácia, controlador de acesso, auxiliar administrativo, auxiliar de higienização e profissionais de apoio. A unidade oferece uma estrutura que inclui sala de espera, dois consultórios médicos, sala de hidratação e medicação com leitos e poltronas e sala de enfermagem.
O atendimento segue um protocolo específico, iniciando com a recepção, passando pela triagem de sintomas, e, em seguida, consulta médica. Caso necessário, o médico especialista poderá solicitar o teste rápido de dengue, prescrever hidratação venosa e medicações, que são fornecidos na própria unidade.
Objetivo
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Diego Nogueira, a criação do CAD tem o objetivo de potencializar a assistência em saúde em casos de dengue e principalmente, descentralizar o fluxo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“No CAD, vamos atender os casos mais leves de dengue, classificados nos grupos A e B, enquanto os casos mais graves, dos grupos C e D, serão encaminhados para a UPA, que dispõe de outros recursos para essas situações”, afirma o secretário.
Além disso, Nogueira destaca que, pela primeira vez, o Sistema Único de Saúde (SUS) de Jaboticabal disponibiliza o teste rápido de dengue, que permite a obtenção do diagnóstico em até uma hora e meia, agilizando o início do tratamento.
Confirmados
Em Jaboticabal, a exemplo da realidade enfrentada por todos os municípios do estado de São Paulo, os casos de dengue seguem aumentando. Em 2024, foram confirmados 2.738 casos positivos, 4 óbitos e 150 exames ainda aguardam resultado. Já nos primeiros dias de 2025 (de 1º a 6 de janeiro), já foram confirmados 87 casos positivos segundo a Vigilância Epidemiológica do município.
Para eliminar criadouros do mosquito
Aedes aegypti, a Prefeitura intensificou as medidas de combate, com ações de conscientização e arrastões nas áreas com maior incidência de casos. Os principais criadouros encontrados incluem entulhos em quintais, recipientes com água parada, ralos, calhas e descarte irregular de lixo em terrenos baldios.
SERVIÇO
Centro de Atendimento Dengue (CAD)
Endereço: Avenida Dr. Fontes, n° 1.462, esquina com a rua Monteiro Lobato, bairro X.
Funcionamento: todos os dias, das 6h à meia-noite.
#PrefeituraDeJaboticabal #Dengue