A professora Maria Goreti Danzi de Almeida, da EMEB Paulo Freire, conquistou o segundo lugar no prêmio
O Agronegócio na Escola, promovido pela ABAG Ribeirão Preto. O reconhecimento destaca o projeto
Dividindo Conhecimento, que alia práticas pedagógicas inovadoras à sustentabilidade, envolvendo alunos do Ensino Fundamental em atividades multidisciplinares e práticas.
O trabalho, que integra disciplinas como Geografia, Matemática, Ciências, Inglês e Produção de Texto conta com a participação das professoras Ana Maria de Oliveira Gomes, Giovana Ap. Huesso Dias e Kátia Ap. Rúbio Gonçalves e tem como ponto de partida a observação de desperdícios no ambiente escolar, como cascas de alimentos e água descartada. A partir daí, a iniciativa transformou resíduos em compostagem e criou o
Jardim Geométrico, com 150 mudas de plantas dispostas em formas geométricas.
“Foi um aprendizado significativo para os alunos, que vivenciaram todo o processo de sustentabilidade, desde a compostagem até o cuidado com as plantas. Projetos como este mostram que a educação vai além da sala de aula, impactando a comunidade e o meio ambiente.”
- Maria Goreti Danzi de Almeida, professora da EMEB Paulo Freire
O impacto do projeto foi ainda maior: em menos de um ano, a escola economizou 2.000 litros de água e transformou 450 kg de resíduos em adubo orgânico. O trabalho começou em abril e ainda está em desenvolvimento junto aos alunos.
A conquista da EMEB Paulo Freire reafirma o compromisso de Jaboticabal em promover uma educação pública de excelência, com foco no desenvolvimento sustentável e na formação cidadã.
#PrefeituraDeJaboticabal #SECEL #EMEBPauloFreire #Educação #PrêmioABAG