13 JUN 2024
PARCERIAS
PROJETOS
PARCERIA: Escola do Córrego Rico recebe workshop da FCAV/Unesp
No último dia 22 de maio, a EMEB "Tereza Noronha de Carvalho", no distrito de Córrego Rico foi palco de uma importante interação educacional voltada para os alunos de 6º a 9º ano: um Workshop de Toxicologia. Promovido pelos alunos da graduação em Medicina Veterinária da Unesp de Jaboticabal, sob a orientação da Professora Dra. Annelise Carla Camplesi, o evento teve como objetivo principal informar a comunidade sobre diversos agentes tóxicos encontrados no ambiente doméstico, tanto rural quanto urbano.

De acordo com a supervisora de Ensino da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marilaine Bonafin Casagrande, a iniciativa visou não apenas compartilhar o conhecimento adquirido pelos estudantes de graduação, mas também fomentar o exercício da cidadania e da responsabilidade social. "Ao esclarecer sobre a identificação, os principais sinais clínicos, a epidemiologia e o tratamento de agentes tóxicos, o projeto buscou contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo a proteção da saúde de pessoas e animais de companhia", comentou.

Entre os temas abordados no workshop, destacaram-se as principais zootoxinas, como acidentes com serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, formigas, sapos, mariposas e taturanas. Além disso, foram discutidas plantas tóxicas, inseticidas de uso doméstico, substâncias para controle de roedores e produtos domissanitários, como sabonetes, shampoos, sabão em pó, detergentes e água sanitária.

Durante o evento, os alunos de Medicina Veterinária realizaram apresentações detalhadas sobre a importância desses agentes na medicina humana e veterinária. Foram utilizados painéis explicativos e ilustrativos, bem como exemplares de animais, produtos e plantas, que serviram como mostruários para melhor compreensão do público.

"O caráter educativo do projeto visa à obtenção de resultados a médio e longo prazo, com o intuito de que as crianças se tornem agentes multiplicadores desses conhecimentos adquiridos. Espera-se que os estudantes disseminem as informações entre seus familiares e amigos, promovendo a conscientização da população sobre os riscos de intoxicações e a importância da prevenção de acidentes."
– Marilaine Bonafin Casagrande, supervisora de Ensino

A Prefeitura de Jaboticabal reforça seu compromisso com a educação e a saúde da comunidade, apoiando iniciativas que visem à conscientização e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Veja mais fotos na galeria logo abaixo.

#PrefeituraDeJaboticabal #FCAV #Unesp #Toxicologia #CórregoRico #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer