05 DEZ 2023
PARCERIAS
PROJETOS
ESTRELAS: Alunos autografam livros publicados em parceria do Município
Os alunos das professoras Maria Natalina Fonseca e Talita Marques Dias, da EMEB "Milton Mattos Braga" concluíram no fim de novembro a parceria com a "Estante Mágica", a maior iniciativa de leitura e escrita do Brasil. Na noite da quarta-feira (29), no Centro de Convivência do Idoso "Edson Martini" (Clube da Terceira Idade), os alunos participaram como estrelas literárias de uma grande cerimônia de conclusão do projeto e autografaram suas obras, com participação de autoridades locais, empresários patrocinadores, homenagens e, claro, muitas fotos.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental, Marilaine Bonafim, a Estante Mágica é uma oportunidade de crescimento ímpar para os alunos. "Um dos principais objetivos é transformar o mundo da educação através do desenvolvimento pleno da leitura e escrita, empoderando crianças a tornarem-se protagonistas da sua própria história", comenta.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, prof.ª Lúcia Helena Vasques comenta que, agora, a intenção é fazer o projeto crescer e se estender para outras escolas da rede municipal. "Publicar um livro é uma experiência fabulosa, além do impacto pedagógico que tem, de aproximar as crianças da leitura e da escrita. Nossa intenção, na SECEL, é fazer nossos pequenos sempre serem protagonistas do processo de criação de suas próprias histórias – as escritas e as vividas. Por isso, assim que possível, vamos estender esta ação para outras unidades do Município", afirma a titular da pasta.

O prefeito, Prof. Emerson Camargo fez questão de externar seu orgulho com os novos autores e seus familiares, que apoiaram o projeto, mas também com as professoras e equipe gestora da escola, que tornaram possível a realização de um sonho para tantos alunos. "Jaboticabal é reconhecida como 'Athenas Paulista' justamente por causa de sua vasta produção literária e intelectual. A partir deste momento, nascem mais 73 autores e autoras, com a publicação de seus primeiros livros – e que sejam o primeiro de muitos, que cada um se sinta motivado a escrever sempre mais".

"Mas eu quero ressaltar a coragem e o afinco das professoras Natalina e Talita, que estiveram à frente do projeto com seus alunos, e também da professora Libiane, que apoiou as crianças na produção das artes dos livros. Nós chamamos Jaboticabal de 'Cidade Coragem' justamente pela força de vontade de colegas como estas, que não medem esforços para que os sonhos dos nossos alunos se realizem, como se realizaram em literatura nesta noite. Parabéns às professoras, à coordenadora, à diretora e toda a equipe gestora e funcionários da 'Milton Mattos'."

– Prof. Emerson, prefeito de Jaboticabal

Participaram da mesa de honra, entregando os livros aos alunos, o prefeito Prof. Emerson, a secretária de Educação, Lúcia Vasques, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Lucas Ramos, a diretora e a coordenadora da escola, Dênia Platinetti e Kathia Galvão, e as professoras responsáveis pelo projeto, de quem os alunos receberam uma lembrancinha. Além das autoridades locais, estiveram presentes também o diretor comercial Carlos Eduardo Pinelli e outros colaboradores da Sicoob Coopecredi de Guariba, grande patrocinadora na impressão dos livros.

Entenda o projeto

Para os alunos participantes, as professoras enviaram o passo a passo e a rotina para a elaboração do livro. A sequência de atividades conduziu cada criança a criar sua própria obra. As propostas foram planejadas respeitando as fases do desenvolvimento e habilidades de cada aluno.

O projeto de leitura e escrita foi desenvolvido pelas professoras em três etapas:
1. Os alunos foram incentivados a ler os livros do acervo da escola – foram vários títulos que abordaram diversos assuntos – e tiveram liberdade para escolher os que mais lhes agradavam para a leitura. Isso criou neles um bom repertório com a linguagem literária.
2. Os alunos iniciaram a preparação para começar a escrever suas estórias. Para isso, utilizaram como recurso uma ficha de planejamento, encontrada na plataforma Estante Mágica, para criar os personagens e o conflito de seus enredos. Aqui, as professoras auxiliaram os alunos na criação, na correção ortográfica e gramatical e no desenvolvimento da narrativa literária.
3. Por fim, a plataforma Estante Mágica disponibilizou folhas próprias para ilustração e os alunos ilustraram seus próprios livros. Em seguida, no aplicativo da Estante Mágica, puderam gerar um game com sua estória e os personagens que criaram, gerando uma experiência ainda mais imersiva.

Na galeria logo abaixo, você verá mais fotos da noite de lançamento dos livros.

#PrefeituraDeJaboticabal #EstanteMágica #EstrelasLiterárias #NoiteDeAutógrafos #MiltonMattosBraga #SECEL #SicoobCoopecredi #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
05/12/2023