22 SET 2023
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
PARCERIAS
PROJETOS
LIMPEZA: Ação voluntária retira quase meia tonelada de lixo das ruas
No último dia 16 de setembro, um grupo de voluntários, com apoio do Rotary, envolvendo servidores da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), do Centro de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria da Saúde, do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses, funcionários da Reúsa, integrantes do Grupo Escoteiro Carcarás e da sociedade civil participaram, em Jaboticabal, do World CleanUp Day – Dia Mundial da Limpeza. A ação recolheu lixo num percurso que envolveu ao menos dois bairros da cidade na manhã do sábado.

Com início programado para as 8h30 da manhã, os "limpadores" saíram da Praça do Rotary, no bairro Nova Aparecida e desceram a av. João Cândido Leite, passando pela rotatória da entrada social da Unesp e seguindo até a metade da av. Braz Giangreco, na Vila Industrial. "O plano era descermos até o fim da Braz Giangreco e ir até a sede do Grupo Escoteiro Carcarás, ali pelo portão do Educandário, mas o sol forte nos fez parar um pouco antes do fim", explica a Dra. Carina Marques, responsável pelo CEA.

"Mesmo assim, nós recolhemos 420 kg de lixo comum e 60 kg de recicláveis. Estávamos num grupo de aproximadamente 30 pessoas, muitas delas eram crianças. Queremos, para o ano que vem, aumentar a ação. Talvez montar núcleos em diferentes pontos da cidade, quem sabe."

– Dra. Carina Marques, diretora do Diretora do Departamento de Meio Ambiente

A soma total dos resíduos coletados, entre embalagens e vasilhames plásticos, vidros, restos de móveis etc., chegou aos 480 kg, que foram pesados pela Reúsa, empresa prestadora do serviço de coleta de lixo na cidade. Os materiais receberam destinação de acordo com sua natureza (reciclagem ou aterramento).

Veja mais imagens na galeria logo abaixo.

#PrefeituraDeJaboticabal #SAAMA #CEA #WorldCleanUpDay #DiaMundialDaLimpeza #MeioAmbiente #Sustentabilidade #TrabalhoEmEquipe #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Centro de Educação Ambiental
22/09/2023