13 SET 2023
PARCERIAS
PROJETOS
SECEL: Projeto ajuda alunos a se decidirem sobre Ensino Médio
Uma ação conjunta envolvendo a Secretaria da Educação (SECEL) e o CEMMAEE entregou o projeto "Asas para o Futuro" nos últimos dias 30 e 31 de agosto. O evento ocorreu no Salão Nobre da ACIAJA e contou com a parceria e a participação de várias instituições de ensino de Jaboticabal, com o propósito de auxiliar os adolescentes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental a conhecer melhor as possibilidades de cursos técnicos profissionalizantes do Ensino Médio na cidade.

"Para os jovens, foi uma oportunidade e tanto de conhecer melhor como funcionam os cursos técnicos oferecidos pela nossa cidade. Agora, fica mais fácil pros estudantes pensarem seus próximos passos para o futuro."

– Priscila Fidelis M. Roger, diretora do Centro Municipal Multiprofissional de Atendimento Educacional Especializado (CEMMAEE) "Prof. Waldemar Martins".

Professores de instituições como CTA, ETEC, SENAC e CETEC ministraram palestras para os alunos das EMEBs "Paulo Freire", "Coronel Vaz" e "Tereza de Noronha Carvalho". De acordo com a SECEL, a ação de governo é uma iniciativa nova com essas escolas municipais que tem 9º ano, mas a ideia para 2024 é estender também para as estaduais.

"Agradecemos a parceria e esperamos incluir, para o próximo ano, os 9os anos de todas as escolas Municipais e Estaduais de nossa cidade. Vimos muitos alunos saindo daqui com dúvidas esclarecidas e até decisões tomadas sobre quais cursos vão buscar para o Ensino Médio. Isso mostra que o 'Asas para o Futuro' foi um sucesso e tem tudo para virar política pública em nossa 'Atenas Paulista'."

– Cristiane Caraski, supervisora de ensino da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Rolou uma química

A aluna Lara Yasmin de Almeida Florêncio, do 9º ano B da EMEB "Paulo Freire" foi uma das participantes do projeto e se identificou com o curso de Química da ETEC "Bento Carlos Botelho do Amaral".

"Quando eu cheguei na palestra, eu já tinha em mente o curso de química, pois eu sempre gostei de matérias relacionadas à ciência. Porém eu não tinha muita ideia de como seria a ETEC, o que eles tinham a proporcionar. Mas já na palestra, eu me apaixonei! Os exemplos que eles usaram para demonstrar um pouco do que eles faziam durante as aulas foram incríveis. Eles fizeram a 'magia' acontecer em poucos minutos de palestra: além de responderem minhas perguntas, fizeram com que a minha vontade de tentar crescesse ainda mais."

–  Lara Yasmin de Almeida Florêncio, estudante da EMEB "Paulo Freire"

Aluna Lara Yasmin, da EMEB "Paulo Freire", agora tem certeza: vai tentar Química na ETEC.

#PrefeituraDeJaboticabal #SECEL #CEMMAEE #Educação #AsasParaOFuturo #ETEC #SENAC #CETEC #CTA #CursoTécnicoProfissionalizante

Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer