Uma ideia que coincidiu nas mentes de um professor e de uma gestora pública deu origem a mais uma obra de arte de rua em Jaboticabal nesta sexta-feira (25). Em parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA) e com a ajuda de vários servidores da Prefeitura de Jaboticabal, 34 alunos do colégio Novo Anglo deram nova cara ao muro dos fundos da Praça da Bíblia, entre o Centro de Convivência do Idoso "Edson Martini" e o CEA, no Jd. Santa Rita.

A coordenadora do CEA, Dra. Carina Marques conta que tudo surgiu da necessidade de renovar a identidade visual do seu departamento. "Muita gente ainda não sabe que aqui, onde funcionava a base da Polícia Militar Ambiental, agora funciona o Centro de Educação Ambiental", explica.

"Eu tive a ideia de pintar os muros do CEA, mas pra não ficar a pintura pura e simples, pensei 'por que não fazer um mural de grafite como é ali no Cora Coralina?'. E comecei a ir atrás de quem pudesse me ajudar, até que soube que o professor de Artes Chico Gabozzo, de uma escola particular aqui da cidade estava precisando de uma área para grafitar com seus alunos. Afinamos a ideia e o muro de cara nova agora é uma realidade."

- Dra. Carina Marques, coordenadora do Centro de Educação Ambiental (CEA)

Coordenadora do CEA, Dra. Carina Marques também colocou a mão na massa – ou na tinta.

Carina diz que contou com a cooperação de servidores do Departamento de Cultura, das Secretarias de Educação, de Meio Ambiente e de Obras, além dos apenados do município, que prestam serviço comunitário. "O CEA é justamente feito pra isso, é um departamento feito para funcionar a muitas mãos – e o apoio de tanta gente veio a calhar. Ficou lindo, né?", comenta.

O artista plástico e professor Chico Gabozzo observa o trabalho dos alunos.

Artistas

Os grafiteiros que assinam o mais novo mural de Jaboticabal são 34 alunos de ensino médio do Prof. Chico Gabozzo, do colégio Novo Anglo de Jaboticabal. Segundo ele, os adolescentes precisam de ações como essa por uma questão de cidadania, além da própria questão artística. "É uma forma que o colégio tem de retribuir pra sociedade", afirma.

A mãe de uma das alunas que participou do projeto, d. Ana Rosa vê a parceria como algo positivo, especialmente para os "grafiteiros" desta obra. "Eles estão numa fase em que têm que se expressar e às vezes não encontram espaço. Essa ação é muito boa".

Mãe de aluna, Ana Rosa aproveitou para admirar a obra de arte antes de estar pronta.

Veja mais fotos do mural na galeria logo abaixo. Para ver pessoalmente, basta ir até a Praça da Bíblia, na esquina da rua Gonçalves Ledo com a av. Carlos Berchieri, no Jd. Santa Rita. O telefone de contato do CEA, para visitas, ações com escolas de Jaboticabal e outras informações referentes à educação ambiental é 3202-9961.

Imagem panorâmica da arte sendo construída pelos alunos do prof. Chico Gabozzo.

#PrefeituraDeJaboticabal #EducaçãoAmbiental #CEA #SAAMA #MeioAmbiente #ArteDeRua #Grafite #NovoAnglo #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Centro de Educação Ambiental
25/08/2023