Foto Noticia Principal Grande
Da esquerda para a direita: Valdir Soares (VVZ), Dr. Jonathan Silvestre (VVZ) e o secretário de Saúde Sérgio Ramos definem ação contra carrapatos
Na tarde desta sexta-feira (16), o secretário da Saúde, Sérgio Ramos convocou uma reunião para traçar uma estratégia de prevenção à febre maculosa em Jaboticabal. Participaram da reunião o Secretário de Administração, Alessandro Henrique e seu chefe de gabinete, Dr. Diego Nogueira, o biólogo João Neto, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o coordenador da Vigilância em Vetores e Zoonoses (VVZ), Valdir Soares e o veterinário da VVZ, Dr. Jonathan Silvestre.

Sérgio Ramos comentou que pediu à VVZ uma ajuda para evitar a proliferação do carrapato-estrela, transmissor da doença. "O Valdir e sua equipe, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, vão aplicar o veneno aqui no gramado ao redor do Lago Municipal e também nas ilhas, lá no meio."

"Nós não temos registro de febre maculosa em Jaboticabal há muito tempo, mas as notícias de infecções e até de óbito por causa dela aqui no Estado de São Paulo acendem o alerta e nós queremos evitar o problema", afirma o Secretário de Saúde.

O coordenador da Vigilância disse que essa ação não pode ser corriqueira, para evitar que o bicho crie resistência. "Nós fizemos essa aplicação antes da pescaria na Sexta-Feira Santa, vamos fazer novamente agora: é uma ação para controle. Queremos evitar o aparecimento do vetor dessa febre, sem causar prejuízos ao Meio Ambiente", explicou Valdir.

De acordo com o Secretário de Administração, será necessário proibir a pesca no Lago pelos próximos dias, quando será feita a nebulização do carrapaticida. "A ação é urgente. Como disse o Sérgio, não vamos esperar alguém ter febre maculosa aqui em Jaboticabal para começar a agir. E quanto menos pessoas estiverem expostas ao risco, menores as chances disso ocorrer", comentou Alessandro Henrique.

Num primeiro momento, o veneno será aplicado ao redor do Lago e nas praças mais próximas aos córregos Cerrado e Jaboticabal, onde há gramado e incidência de capivaras. Já está em produção um material educativo para rodar nas redes sociais e em panfletos, conscientizando sobre a prevenção da febre maculosa e outras doenças.

#PrefeituraDeJaboticabal #CarrapatoEstrela #FebreMaculosa #Vigilância #Vetores #Zoonoses #Capivaras #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria de Saúde; Secretaria de Administração; Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; Vigilância em Vetores e Zoonoses