17 ABR 2023
INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
LIXÃO: Prefeitura de Jaboticabal luta para renovar concessão
O Aterro Sanitário de Jaboticabal está com os dias contados: sua vida útil deve se exaurir completamente até 2026. Até lá, o Governo Municipal precisa renovar sua concessão, enquanto luta pela liberação da área ao lado, que poderá ser anexada ao Aterro atual e, assim, evitar o encarecimento do serviço de coleta de lixo ao munícipe e aos empresários da cidade.

A gestão dos resíduos sólidos em Jaboticabal é feita pela "Reúsa Conservação Ambiental" desde 2014. De acordo com o CEO da empresa, Paulo Henrique Bellingieri, a hora para conseguir a liberação de uma nova área para dar continuidade ao serviço é agora.

"O processo de licenciamento ambiental é extremamente rigoroso, o que o torna lento: são três etapas (licença prévia, licença de instalação e licença de operação) que englobam uma série de estudos que precisam ser aprovados pela CETESB para que o município seja liberado pra usar uma área pra esse fim", explica o diretor.

"Só o que Jaboticabal precisa agora é da liberação de uma área para darmos início a esse processo de licenciamento o quanto antes", conclui.

Evita prejuízo

De acordo com o secretário Lucas Ramos, da Indústria, Comércio e Turismo, se Jaboticabal não conseguir a liberação dessa área para utilização, a coleta de lixo ficará mais cara para o município todo, mas especialmente para as empresas. "Se precisarmos levar o lixo para outra cidade, vai gerar um custo maior para as empresas que estão aqui e pode até afugentar potenciais novos geradores de emprego que queiram trazer seus negócios para a cidade", lamenta Lucas.

"Quando o município mantém um aterro na própria cidade, gera uma série de benefícios: é mais barato dar destino ao resíduo, não tem que pagar frete, mantemos empregos aqui, entre outros", finaliza o secretário.

Nota máxima

O Aterro Sanitário de Jaboticabal está em operação desde 1999 e mantém uma série de sete anos recebendo nota 10 no Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) da CETESB. "Isso prova que temos condições plenas de dar continuidade ao serviço", comemora Paulo Bellingieri, da Reúsa.

Esse índice avalia a qualidade dos aterros sanitários no Estado de São Paulo e leva em consideração todos os aspectos de segurança, meio ambiente e engenharia.

#PrefeituraDeJaboticabal #AterroSanitário #Lixão #MeioAmbiente #ResponsabilidadeAmbiental #IQR #CETESB #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo