26 SET 2022
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
Creches da rede de ensino municipal inciam aulas de música.
No último dia 1º de setembro, tiveram início as aulas de música em todas as Unidades de Creche da Rede Municipal de Ensino de Jaboticabal, destinadas às crianças de 0 a 3 anos e 11 meses matriculadas nas etapas do Berçário I e II e do Maternal I e II. Esta é uma iniciativa da Escola de Arte "Prof. Francisco Berlingieri Marino" e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e faz parte do Projeto “Musicalização na Educação Infantil”.

Desde muito cedo, a música está presente na vida das crianças na convivência com suas famílias, proporcionando o contato com as canções de ninar, as brincadeiras, os desenhos animados etc. Nas aulas de música a aprendizagem acontece de forma lúdica, prazerosa e divertida, despertando nas crianças a capacidade de integração, de socialização, de autoconfiança, de expressão das sensações, sentimentos, desejos, pensamentos, bem como a ampliação do conhecimento do mundo ao seu redor. A utilização da música na educação infantil é um instrumento eficaz no processo de aprendizado, pois estimula na criança a linguagem oral, o ritmo, a audição, a expressão corporal e a coordenação motora, a imaginação, a memória, a concentração, o respeito ao próximo, o raciocínio lógico e a percepção visual.

Dentre os recursos disponíveis, serão utilizados o canto coral e alguns instrumentos, inclusive de percussão e confeccionados com material reciclável, o que favorece o desenvolvimento de atividades em grupo e desperta tanto o lado artístico das crianças, como o da conscientização ecológica.