15 MAR 2022
GOVERNO
Pedido antigo dos moradores, novo acesso para o bairro Athenas Paulista é liberado; rotatória interliga o bairro com a Vila Industrial
Até essa segunda-feira, dia 14 de março, os moradores do bairro Athenas Paulista – setores II e III tinham apenas um acesso ao bairro: pela Rua Cesário Martins, com entrada próxima a FATEC. Quem mora no local reivindicava frequentemente um novo acesso. E com razão. Afinal, caso algo acontecesse com o acesso único ao bairro, como uma queda de árvore, por exemplo, impediria que os moradores pudessem acessar suas residências.

Essa realidade, no entanto, mudou. A administração municipal, após fechar uma parceria com um empreendimento que se instalou no local, construiu a custo praticamente zero uma nova rotatória na Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castelane, em frente ao Educandário Lar do Caminho. A nova rotatória, que aguardava liberação por parte do DER – Departamento de Estradas e Rodagem, foi entregue nesta segunda-feira.

“Desde quando assumimos a administração municipal sabíamos desse pedido dos moradores. E realizamos essa obra importantíssima a custo praticamente zero por meio de uma parceria público-privada. Em breve realizaremos uma inauguração oficial da rotatória, mas ela já está liberada e os moradores passam a ter mais um acesso para o bairro”, comentou o prefeito, Prof. Emerson Camargo. “Agradeço também a atenção e carinho especial da presidente da Câmara Municipal, Renata Assirati, e do vereador Gregório Casagrande que, juntos, indicaram e acompanharam a obra”, emendou o prefeito.

E a ponte?
Os moradores também vivem a expectativa da construção da ponte que interligará o Athenas Paulista com o bairro Colina Verde. O processo, no entanto, encontra-se junto a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo aguardando liberação. Outro problema é quanto ao custo da obra. Quando a emenda foi conquista, o valor era um. Agora, com o passar do tempo, o valor subiu e a Prefeitura busca readequar o projeto para conseguir concretizá-lo, uma vez que será necessário investir recursos próprios na obra além da emenda conquistada.

“Esse é um projeto extremamente importante não só pela interligação dos bairros, mas também para a mobilidade do município, uma vez que une o nosso Anel Viário Isidoro Nechar e a Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castelane”, explicou o prefeito, Prof. Emerson Camargo.

E a interligação do Residencial com o Santo Antonio?
Ainda sobre os trabalhos de mobilidade urbana, a interligação dos bairros Residencial e Santo Antonio é aguardada há mais de 20 anos pelos moradores. Em 12 de janeiro, a Prefeitura de Jaboticabal realizou a licitação da obra, mas, infelizmente, nenhuma empresa demonstrou interesse em realizá-la. Agora, de acordo com a Secretaria de Planejamento, o projeto está sendo readequado para que um novo processo licitatório seja aberto. “Essa é outra obra importante e esperada pelos moradores de ambos os bairros e também na mobilidade do nosso município. O vereador Daniel Rodrigues tem se empenhado bastante, junto a nossa Secretaria de Planejamento, para que o projeto tenha sequência. Esperamos que, na readequação das planilhas, possamos contratar uma empresa para executar o projeto”, finalizou o prefeito.