25 FEV 2022
SAAEJ
Após inauguração do poço do bairro São José, Prefeitura de Jaboticabal segue com novas ações para solucionar a falta de água no município
A Prefeitura de Jaboticabal inaugurou neste último domingo (20/02), às 9h, o poço do bairro São José, que irá contribuir no abastecimento de toda aquela região, como no Jardim Bom Jesus, Barreiro, Santa Rosa e demais bairros adjacentes. O poço é fruto de uma parceria público-privada com o empreendimento Vitta, dentro das novas diretrizes do município na abertura de loteamentos e grandes condomínios que, agora, devem realizar a abertura de poços que possam abastecer, de forma eficiente, toda a população estimada do novo bairro.

“Essa era uma proposta que tínhamos desde quando chegamos ao governo, em janeiro de 2021. Somos totalmente favoráveis a abertura de novos loteamentos e que a cidade cresça e se desenvolva, mas os empreendimentos devem deixar como legado não só um novo bairro, mas também uma estrutura adequada”, comentou o prefeito, Prof. Emerson Camargo. “A inauguração do poço do bairro São José é apenas o primeiro dentro de uma série de ações que iremos realizar por meio do programa ‘Água é Vida’, do município de Jaboticabal. Outros poços e investimentos serão realizados”, emendou o prefeito.

De acordo com o prefeito, Jaboticabal se prepara para sete novos poços, sendo dois deles profundos com investimentos do Desenvolve SP. “Ganhamos dois poços do Governo do Estado de São Paulo, que serão perfurados nos bairros Jardim Monterrey e Jardim América. Aguardamos o governo estadual finalizar o processo licitatório para iniciar as obras. Já com o empréstimo de R$11 milhões adquiridos junto ao Desenvolve SP, pretendemos perfurar um poço profundo no bairro Vale do Sol e outro ao lado da nossa Estação de Tratamento de Água. A ideia é que o Córrego Rico se torne quase uma reserva natural de água. Hoje mais de 70% do abastecimento depende do córrego, enquanto nossa ideia é manter essa porcentagem em, no máximo, 30%”, explicou. “Temos ainda dois poços que estamos perfurando com recursos próprios e com projeto realizado pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo nos bairros Parque das Araras e Bom Jesus. Além desses, neste último final de semana fechamos uma parceria com a empresa Unimaq, que irá perfurar um novo poço na Cohab I, no mesmo formato que realizamos com o Vitta no São José”, concluiu o prefeito.

Confira, abaixo, quais poços estão previstos, bairros e situação de cada um deles:

Dois poços por meio do programa Água é Vida, do Governo do Estado de São Paulo (em licitação no governo estadual):
- Jardim Monterrey
- Jardim América

Poço profundo por meio do Desenvolve SP (empréstimo finalmente aprovado, licitação será encaminhada):
- Vale do Sol
- Poço profundo ao lado da Estação de Tratamento de Água

Dois poços com projeto do DAEE e execução com recursos próprios (em andamento):
- Parque das Araras
- Bom Jesus

Um poço que será inaugurado nos próximos dias em parceria público-privada (inaugurado):
- São José