O município de Jaboticabal esteve presente nesta segunda-feira, 23 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, representada pelo prefeito Prof. Emerson e pela Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Bergo, para participar do lançamento do projeto “Casa da Mulher” e, ao mesmo tempo, manifestar interesse em receber o projeto.
Segundo o prefeito, “o projeto “Casa da Mulher” é mais uma ação desenvolvida para o apoio às políticas públicas de atendimento, proteção e acolhimento das mulheres em todo estado”. A iniciativa do Governo de São Paulo prevê investimento total de R$ 14,5 milhões em 20 unidades regionais apenas na primeira fase. Os futuros equipamentos oferecerão serviços de acolhimento, inclusão e atendimento, com enfoque multisetorial.
“Agradeço o governador João Dória, o vice-governador Rodrigo Garcia, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, a Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, além da Dra. Jamila, da Secretaria de Segurança Pública, e Célia Leão, Secretária Estadual de Direitos de Pessoa com Deficiência, pela receptividade e pelo brilhante trabalho. Manifestamos nosso interesse e espero que Jaboticabal seja contemplada”, comentou o prefeito.
O projeto da Casa da Mulher em SP vai envolver um total de seis secretarias estaduais e o objetivo é oferecer um espaço adequado para o desenvolvimento de políticas públicas com enfoque regionalizado, que possa garantir acolhimento a mulheres vítimas de discriminação e violência, além de promover encorajamento e capacitação para geração de emprego e renda. As ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Regional em parceria com as pastas da Justiça e Cidadania, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Direitos da Pessoa com Deficiência e Saúde.
Os prédios da Casa da Mulher em SP serão erguidos por meio de convênios a serem firmados entre a SDR e municípios das diversas regiões administrativas do estado. A princípio serão 20 unidades e ainda estão previstas outras 20 para a segunda fase do programa. Para receber o equipamento, as cidades devem obrigatoriamente possuir o Conselho Municipal da Mulher constituído e fazer a adesão ao programa. A SDR disponibilizou um QR Code para que os municípios interessados possam aderir (acesso pelo link: https://www.sdr.sp.gov.br/.../08/QRCode-Casa-da-Mulher.pdf.).
Cada uma das casas receberá investimento de R$ 725 mil e os projetos, desenvolvidos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), contarão com salão principal e palco destinados a conferências e cursos em geral, salas de atendimento, brinquedoteca, área de gastronomia, sanitários e depósito para manutenção e limpeza. Entre os serviços previstos estão atendimento psicológico, social e jurídico, realizado por equipe multidisciplinar, além de ações de apoio ao empreendedorismo, trabalho e renda.
Apoio às Mulheres
A Casa da Mulher em SP é mais uma ação do Governo de SP para apoio ao público feminino no Estado. Entre as principais políticas públicas realizadas nesta gestão estão a criação do aplicativo SOS Mulher, voltado a cidadãs com medida protetiva, e a ampliação das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) com funcionamento 24 horas. Outro importante avanço foi o Programa Dignidade Íntima, que prevê a distribuição gratuita de absorventes para estudantes da rede estadual.