17 FEV 2021
Jaboticabal economiza mais de R$1,1 milhão na compra das cestas básicas dos servidores ativos e inativos

A Prefeitura de Jaboticabal realizou uma nova licitação da cesta básica que é entregue mensalmente aos seus servidores ativos e inativos. Apesar do reajuste em relação aos valores atuais e já esperado em virtude do aumento no preço dos alimentos, o novo valor ficou bem abaixo caso a administração realizasse apenas um aditamento (prorrogação) no contrato da atual empresa fornecedora.

“Nós assumimos a administração com dois meses de atraso no pagamento da cesta básica, referentes a novembro e dezembro. Negociamos com a empresa e ela garantiu a entrega aos nossos servidores em janeiro”, explica o Secretário de Administração, Ricardo Gestal. “Com o contrato no fim, a empresa ofertou um valor de R$267,44 por cesta básica para um possível aditamento. Nós não aceitamos e abrimos um novo processo licitatório, que foi encerrado com o custo da cesta a R$215,31”, emenda Gestal.

Com uma diferença superior a R$50,00 por cesta, a economia aos cofres públicos ultrapassa a marca de R$1,1 milhão, já que 1850 cestas são entregues mensalmente. “Meio a alta dos alimentos, foi realmente uma vitória. Sabemos que houve um reajuste ao servidor, mas conseguimos reduzir isso ao máximo. Se, por acaso, alguém não desejar seguir com o recebimento da cesta básica, não há problema, basta nos comunicar”, finaliza o secretário.

Atualmente, o custo da cesta básica é de R$180,48. O reajuste proposto pela empresa para a prorrogação dos serviços foi de 48,18%. Com a nova licitação, entretanto, esse reajuste caiu para 18,75% - ficando abaixo, inclusive, da inflação no período, que foi de 25,82%.