OMS recomenda taxa de 70% para sistema de saúde não entrar em colapso
A adesão da população ao isolamento social é o único remédio até o momento capaz de combater o avanço em casos e mortes pelo Covid-19, apontada pelos especialistas como a maior epidemia do século. A população de Jaboticabal tem se mostrado resistente ao distanciamento. A taxa de adesão na cidade oscilou de 33% a 58%, no perÃodo de 05 de março a 25 de abril.
Â
O Governo do Estado de São Paulo passou a monitorar as aglomerações através do GPS dos celulares. âJaboticabal apresentou muitos casos no final de março e começo de abril. Chegamos a ficar com Ãndices parecidos com Ribeirão Preto. O cenário era muito preocupante. Fechamos escolas, o comércio e implantamos a quarentena. As pessoas se assustaram com a quantidade de doentes e mortos e se trancaram em casa. Como resultado tivemos a queda nos números de suspeitos, o que deveria ser uma ótima notÃcia. Porém, muitas pessoas acharam que o perigo já havia passado e voltaram a sair nas ruas, o que não é verdadeâ, enfatiza o prefeito José Carlos Hori.
Â
Ainda não existe um remédio eficaz ou uma vacina contra o novo coronavÃrus. âJaboticabal está abaixo do esperado. Devemos manter 70% da população dentro de casa. Aqui temos apenas cerca de 50%. As pessoas precisam se conscientizar e ficar em casa. A prefeitura está fazendo a sua parte, mas precisamos da ajuda da população para vencer essa guerraâ, convoca o prefeito.
Â
Confira a evolução do isolamento em Jaboticabal: