Quem passar pela UPA terá cuidados especiais
A Secretaria de Saúde organizou um espaço destinado aos pacientes que procuram a Unidade de Pronto Atendimento - UPA. O local conta com novas cadeiras, mais confortáveis e adaptadas para os casos em que o paciente precise, por exemplo, de hidratação ou outro tipo de medicação.
âAchamos pertinente organizar esse espaço na Upa pela sua localização. Além de ser a porta mais comum para o atendimento, também está perto do hospital e demais estruturas necessárias para garantir a qualidade que nossa população mereceâ, informa o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.
Funcionamento - O paciente passa pela triagem e, caso apresente os sintomas, será encaminhado para um médico para o atendimento de dengue. O profissional será um dos três que ficam no atendimento da unidade.
O médico atenderá o paciente, orientará e, nos casos necessários, prescreverá hidratação e solicitará exames. No retorno, encaminhará o paciente para a rede básica ou ESF para que os exames sejam realizados novamente.
Uma enfermagem ficará responsável por acolher exclusivamente o paciente encaminhado para área. âO foco maior na demanda, orientação, identificação e otimizar recursos, corrige o fluxo do atendimento emergencial para o seguimento ambulatorialâ, esclarece o secretário.
Â