Discutindo a inclusão, data foi marcada por parcerias em atividades e capacitações para os professores e diretores da rede
Setembro incentiva a sociedade a debater sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência. O Setembro Verde destaca o primeiro passo para construirmos uma sociedade, de fato, mais inclusiva e justa - e todos esses conceitos devem começar nas escolas e creches.
Em Jaboticabal, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a APAE e o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado, preparou uma programação especial nas escolas que contam com alunos com deficiência. Através de atividades lúdicas, o objetivo foi promover a inclusão.
âFico feliz em dizer que nossa rede de ensino está pronta para receber os alunos com deficiência. Temos exemplos muito bem-sucedidos de inclusão, como é o caso do Coral Mãos que Encantam, da EMEB Senhora Aparecida. A data propõe um debate sobre um tema importante, mas que já vem sendo trabalhado em Jaboticabal e alcançando seus objetivosâ, afirma o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Leonardo Yamazaki.
Formação â Professores e gestores da rede municipal de educação participaram de uma capacitação que abordou o tema âConversando sobre deficiência intelectualâ. O objetivo da formação, ministrada pela neuropediatra Dra. Rafaela Pichini de Oliveira e a psiquiatra Dra. Margarita Media Craccovia, foi tratar temas que possam melhorar ainda mais o atendimento nas unidades que recebem os alunos com deficiência.
Em uma formação com duração de quatro dias, ministrada pelas profissionais Maria Elisa Granchi Fonseca e Juliana Costa, foi a vez de abordar o autismo. âPrecisamos estar prontos para receber esses alunos com deficiência, promovendo a inclusão e o pleno desenvolvimento intelectual e social. Treinar nossos profissionais é o melhor caminhoâ, afirma Leonardo.