Após um perÃodo erradicado no Brasil, o Sarampo volta a chamar atenção das autoridades em saúde. Com o aparecimento de novos casos (aproximadamente 10 mil registrados em 2018), o Departamento de Vigilância Epidemiológica exalta a importância da vacinação contra a doença. As doses estão à disposição nas unidades básicas de saúde.
Em São Paulo, apenas em 2019, foram registrados 484 casos, grande parte na capital. A população precisa tomar a vacina e evitar que casos sejam registrados em nossa cidade e região. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Tânia Petrazzi, traz mais informações a respeito dos cuidados que precisam ser adotados.
Ãudio â Tânia Petrazzi
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mÃnima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.
Para mais informações, o telefone de contato do Departamento de Vigilância Epidemiológica é (16) 3203-8545.