A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente criou um projeto para implantação do sistema de compostagem na Horta Municipal. O objetivo é recuperar os nutrientes dos resÃduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo para agricultura ou jardinagem.
âà uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem etc.) em adubo por meio de um processo biológico que acelera a decomposição do material orgânico, tendo como produto final o composto orgânicoâ, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Aldo Bellodi Júnior.
A técnica utilizada pela SAAMA é conhecida como "Método UFSC" - Compostagem TermofÃlica em Leiras Estáticas com Aeração Passiva e consiste na montagem de uma leira por camadas na proporção de 45% de matéria seca 45% matéria úmida e 10% de inoculante (terra).
âComo resultado, pretendemos produzir um composto orgânico com alto valor nutricional e dar um destino sustentável para os resÃduos orgânicos gerados na horta municipal. Quando finalizado, o composto pode ser usado como adubo para a produção de hortaliças e mudas de árvores nativasâ, explica Aldo.
Participaram da montagem do Piloto de Compostagem representantes do CRAS 1 que pretendem replicar a técnica para reaproveitar os resÃduos da horta e produzir o composto orgânico. Para mais informações, o telefone de contato da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente é (16) 3209-2450.