Durante o trabalho diário de fiscalização de residências, agentes do Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses identificaram uma situação preocupante: um casal de idosos acumulava lixo no interior da casa onde moravam. Para não chamar atenção, o quintal era mantido em ordem e todo material inservÃvel era alojado dentro da residência.
Após identificar o problema, os agentes acionaram os meios competentes que organizaram uma ação conjunta envolvendo diversas secretarias. A Secretaria de Obras ficou responsável pela limpeza contabilizou a retirada de mais de 30 caminhões de lixo do interior da residência.
Â
âAnos atrás realizamos uma grande limpeza nesse mesmo local, quando foram recolhidos mais de 80 caminhões de lixo. Na ocasião os inservÃveis estavam no quintal. Desde então o lixo foi acumulado apenas no interior da residência, dificultando a fiscalização. Os moradores conviviam nesse ambiente insalubreâ, afirma o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.
O lixo acumulado além de criar ambiente propÃcio para a proliferação das arboviroses também colabora com o surgimento de diversas pragas urbanas. Neste momento em que casos suspeitos de dengue continuam sendo registrados, o Departamento de Controle de Vetores e Zoonoses orienta a população a contribuir com as ações preventivas, autorizando a fiscalização no interior dos imoveis.
Os agentes estão devidamente uniformizados e identificados. Qualquer dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o Controle de Vetores pelo telefone (16) 3202-8320.