A Prefeitura de Jaboticabal promoveu o 1º mutirão de catarata nesta quinta-feira (23). Ao todo, foram realizadas 41 cirurgias â 26 de catarata e 15 de pterÃgio (crescimento benigno de tecido na córnea do olho). A ação aconteceu em um hospital móvel, na Estação de Eventos Cora Coralina.
Â
O prefeito José Carlos Hori lembra do crescente número de usuários nos últimos dois anos. âOs pacientes estão cada vez mais migrando do convênio para a saúde pública devido a crise, aumentando a demanda por exames e cirugias. Decidimos não esperar pelo hospital e realizar mutirões para em zerar ou diminuir a espera e as filas, trazendo mais qualidade de vida para a populaçãoâ, explica.
Â
Os casos diagnosticados são encaminhados para o Hospital das ClÃnicas de Ribeirão Preto. âDiante das dificuldades da instituição em realizar esse tipo de cirurgia, decidimos amenizar o problema convocando os pacientesâ, diz o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.
Â
A catarata â Segundo dados do Conselho Federal de Medicina, 24 mil pacientes aguardam uma cirurgia de catarata no Estado de São Paulo. A doença é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo. A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho).
Â
As pessoas tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difÃceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. Quem apresenta os sintomas, precisa passar por avaliação de um oftalmologista.
Â
Â