Campanha quer envolver a comunidade e impedir a ascensão do Aedes aegypti em Jaboticabal
Eliminar focos de possÃveis criadouros do Aedes aegypti é uma batalha constante que requer poucos minutos durante a semana para evitar o contágio da dengue. Mesmo assim, muitas pessoas têm falhado nesta missão e o tipo 2 do vÃrus já é realidade na região. Já imaginou se o mosquito fosse racional e viesse nas redes sociais âtirar ondaâ do seu poderio frente a nós seres humanos?
à desta forma que uma campanha da Prefeitura de Jaboticabal busca conscientizar a população a combater o Aedes. Cada vez mais conectado e adepto ao digital, o munÃcipe tem as redes sociais como principal meio de comunicação na atualidade. E é por meio desse canal que é possÃvel se informar e cobrar mais de cada familiar ou amigo no combate ao mosquito causador, também, da zika, febre amarela e chikungunya.
âHoje, com o mundo digital, estamos falando a mesma lÃngua. A informação chega mais rápida, o contato com o próximo é feito de maneira mais rápida. Nada mais propÃcio que adequar a campanha a esse meio de comunicação tão ágil e prático para falar sobre um assunto tão sério que depende de todos nós para resolverâ, afirma o prefeito José Carlos Hori.
Cerca de 200 casos de dengue já foram confirmados nos últimos meses em Jaboticabal. Mesmo estando longe de números que assustam várias cidades da região, a melhor maneira é prevenir. âPrecisamos ser mais rápidos e entender que agora temos um vÃrus mais forte, o tipo 2. à um problema realmente sério e se não agirmos, vamos ligar o 'sinal de alerta' no municÃpioâ, comenta o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.
A dengue tipo 2 é mais agressiva e pode deixar o paciente mais debilitado. A orientação é que caso haja sintomas, a unidade de saúde mais próxima deve ser procurada. Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas e manchas vermelhas.
Cuidados â A população precisa verificar principalmente os locais de difÃcil acesso, como atrás de máquinas de lavar, calhas, telhados, recipientes de água do descongelamento atrás das geladeiras e ralos abertos. Vasos, bebedouros de animais e bandejas de ar-condicionado também devem ser verificados constantemente.