Unidade registra média de 250 atendimentos diários
Â
A Prefeitura de Jaboticabal trabalha para melhorar o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com o aumento de atendimentos nas últimas semanas, principalmente na atenção aos casos suspeitos de dengue, a Secretaria de Saúde viabilizou a contratação de um quarto médico.
A iniciativa, segundo estudos preliminares, reduziu em até 30% o tempo de espera no primeiro atendimento e espera de exames. âNos últimos dias, o número de atendimentos diários chegou a 350 pacientes. O quarto médico ameniza a espera e propicia maior atenção e agilidade no dia-a-dia da unidade. Também não posso deixar de exaltar o trabalho e qualidade de nosso corpo de enfermeiras e demais funcionários da UPAâ, diz o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.
Desde 1º de janeiro cerca de 33 mil pessoas passaram pela UPA. Comparativamente, em 13 de maio, onde foram registrados 350 atendimentos em 2019, em 2018, foram 192. âO grande problema ainda é que a maioria das pessoas que procuram a UPA não são casos emergenciais e deveriam, na verdade, procurar um CIAF. Quando houver essa conscientização teremos um atendimento ainda melhor na UPA, pois apenas os casos necessários serão atendidos pelos médicos de plantãoâ, ressalta João Roberto.
Falta em consultas agendadas â Segundo dados da Secretaria de Saúde, um a cada três pacientes que agendam consultas em Jaboticabal faltam sem avisar. O descuido é sentido por aqueles que aguardam uma vaga na agenda do seu médico. A recomendação da Secretaria de Saúde é que essas consultas sejam desmarcadas diretamente na unidade em que o paciente é atendido.