As apresentações do projeto âQuinta no Museuâ ganharam em 2019 uma nova roupagem com a inclusão do Programa de Mentoria Social do Museu Histórico de Jaboticabal, realizado pela agente cultural Thais Creolezio.
O Programa prevê a realização de ações que visam o fortalecimento institucional de grupos e comunidades de Jaboticabal e também a criação de vÃnculos entre museu e comunidade com ações voltadas para memória, história e salvaguarda patrimonial.
Orientado pela Faculdade de Economia e Administração da USP-RP, com foco direcionado para Museus, História, Fortalecimento Institucional, Memória e Patrimônio Cultural, o Programa contou com a participação de Lilian Rosa, presidente do IPCCIC e de pesquisadores da UNESP da cidade de Rosana (SP).
E a Feira de Economia Solidária é uma das ações do Programa. Nela acontece a comercialização de alimentos agroecológicos produzidos pelo Grupo de Mulheres da Terra Rica. Estarão à venda doces de goiaba e mamão, rosca doce, abobrinha, banana, pinha, abacate, mandioca descascada e pão de mandioca.
Outros potenciais grupos serão o distrito de Lusitânia e a Comunidade de Córrego Rico.