A Secretaria Municipal de Saúde retomou as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), que já havia sido realizado em anos anteriores. Trata-se de uma política intersetorial do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação que tem como objetivo promover a integração entre saúde e educação para melhorar a qualidade de vida dos estudantes.
O PSE desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, envolvendo equipes da Atenção Básica e as escolas públicas de educação básica. As atividades contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos e para o fortalecimento da cidadania.
Em Jaboticabal, o programa conta ainda com o apoio de alunos de Mestrado e Doutorado do Laboratório de Saúde Única (LabSU) da UNESP, que participam por meio da disciplina de Saúde Única, agregando conhecimento científico às práticas realizadas nas escolas.
Escolas
Nesta terça-feira (19), as atividades do programa foram realizada nas EMEBs Alice Kamla e Honório Cardoso, com ações voltadas à conscientização sobre a violência infantil, tema escolhido por sua relevância social e impacto na vida escolar e comunitária.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Camila Acorsi, o trabalho é uma oportunidade única de aproximar a escola da saúde de forma prática e transformadora.
“O Programa Saúde na Escola promove uma verdadeira integração. Quando unimos educação e saúde, garantimos que nossas crianças tenham mais conhecimento, mais proteção e desenvolvimento saudável”, destaca.
O PSE seguirá com novas ações em outras unidades escolares do município, abordando temas essenciais para a formação cidadã e a promoção de uma vida mais saudável para os estudantes